Se não tratada a inflamação pode limitar movimentos e exigir cirurgia
A tendinite no ombro é um problema comum e que incomoda bastante. Quanto antes diagnosticada e tratada, maior a chance de evitar o agravamento da doença que provoca dores intensas impedindo movimentos, como levantar o braço, por exemplo.
Muitas vezes o paciente chega ao consultório só depois de sofrer com a dor por um longo período, tentando resolver o problema sozinho antes de procurar o ortopedista. São pessoas que acabam correndo os riscos da automedicação, gastam com cremes e pomadas inadequados e alguns chegam até a trocar o colchão na esperança de dormir melhor, já que a dor costuma piorar durante a noite.
A tendinite pode provocar danos sérios que só são reparados com cirurgia. O correto é procurar logo o médico especialista para receber o diagnóstico preciso, a indicação do tratamento e a orientação sobre como preservar os ombros e todos os seus movimentos.
O ortopedista Fernando Cinagava, diretor da QualiMedi Saúde responde dúvidas sobre a tendinite no ombro e como enfrentar o problema.
- Qual é a causa da tendinite no ombro?
Fernando Cinagava - O ombro é a articulação de maior mobilidade no corpo humano e é bastante exigido em nossas atividades, sejam leves, intensas ou pesadas. Esforços exagerados, movimentos repetitivos e o envelhecimento natural prejudicam o manguito rotador um conjunto de quatro músculos e tendões que cobre a articulação dos ombros. A tendinite do ombro ocorre quando o manguito rotador sofre um processo inflamatório. - Ficar em repouso cura a tendinite?
Fernando Cinagava - O repouso pode diminuir as dores, mas quando o paciente retoma as atividades, o ombro sofre com a sobrecarga e a dor volta. - Por que a dor da tendinite é tão persistente?
Fernando Cinagava - É difícil combater uma inflamação nos tendões porque eles têm baixa vascularização, o sangue circula pouco por ali e os remédios não chegam ao local na quantidade desejada. - Tomar anti-inflamatório não cura tendinite?
Fernando Cinagava - Analgésicos e anti-inflamatórios são indicados para aliviar os sintomas, mas nem sempre acabam com a inflamação. - A infiltração de remédios na articulação é um bom tratamento para a tendinite?
Fernando Cinagava - A infiltração de corticoides na articulação, por meio de injeções, é uma possibilidade para livrar o pacientes das dores e pode ser indicada em parte dos casos, mas o resultado é passageiro, dura de 1 a 3 meses geralmente. E há o risco de mascarar a evolução do problema, resultando numa situação pior para o paciente em curto prazo. - Exercícios para fortalecer os ombros ajudam no tratamento da tendinite?
Fernando Cinagava - Exercícios de fortalecimento muscular são recomendados, mas sempre respeitando o limite de cada um e com orientação profissional adequada. O médico faz o diagnóstico e encaminha o paciente para a reabilitação funcional dos ombros que deve ser realizada por um fisioterapeuta. Não adianta ir direto para a academia. Primeiro é preciso passar pela fisioterapia, quando deixar de sentir dor, aí sim, o paciente adota uma rotina de prática regular de exercícios para que o problema não volte. - Em que casos o paciente com tendinite precisa de cirurgia?
Fernando Cinagava - A degeneração causada por anos de sobrecarga nos ombros pode levar a ruptura do manguito rotador que só pode ser reparada com cirurgia. Podemos comparar os tendões degenerados à uma corda envelhecida. Quando esticamos a corda, forçamos demais, ela pode arrebentar. Hoje, felizmente, temos tecnologia e dominamos técnicas para realizar a artroscopia, procedimento cirúrgico que permite corrigir problemas no ombro abrindo pequenos orifícios na pele.
Veja mais vídeos dos qualimédicos no canal da QualiMedi Saúde.