Queda de cabelo: saiba qual a principal causa

Entenda como é o ciclo de vida do cabelo e como é o tratamento em casos de quedas

7 de maio de 2018

A Dra. Priscila Pavezzi, dermatologista da QualiMedi Saúde conta que a queda de cabelo é um dos fatores que mais incomodam os pacientes. Para ela é importante que as pessoas que sofrem com o problema entendam o ciclo de vida do cabelo para assim entender uma das principais causas da queda: o eflúvio telógeno.

Ciclo de vida do cabelo

  • "A fase de crescimento é chamada de Anágena (dura de dois a sete anos). Nesta fase mesmo puxando o cabelo ele não sai facilmente;
  • A Fase de regressão, chamada de catágena, é quando o cabelo começa a se desprender da raiz e a morrer.
  • Já a terceira fase, chamada de telógena, é a fase de repouso, quando o cabelo morto, desconectado da raiz, é empurrado por um novo fio. Esse período de preparo para a queda dura de dois a três meses e os fios se desprendem ao final desse ciclo".

"Quando, por algum motivo, uma maior quantidade de fios de cabelo entra na fase telógena, há um aumento da queda diária dos fios. Esse aumento da queda damos o o nome de eflúvio,  é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos", explica a Dra.

A dermatologista relata que a causa do eflúvio telógeno agudo está associada a algum evento que aconteceu há três meses antes do início da queda. "Esses eventos, ou gatilhos, convertem um percentual maior de fios para a fase de queda. Sendo assim, ao invés de termos 100/120 fios caindo diariamente, temos 200/300 fios, dependendo do paciente e da causa do eflúvio".

Os eventos mais associados à queda são: "Pós-parto, um quadro de febre, infecção aguda, dietas muito restritivas, doenças metabólicas, cirurgias (especialmente a bariátrica), interrupção do uso do anticoncepcional ou da reposição hormonal, doenças da tireoide, o estresse emocional e o uso de algumas medicações também podem desencadear o problema". A dermatologista revela que no geral 70% dos casos têm o agente descoberto. Já nos 30% restantes a causa acaba não sendo definida.

Tratamento

"Normalmente, a queda dos cabelos se resolve espontaneamente em três a seis meses. Se persistir por um período maior do que esse, algum fator não diagnosticado pode estar mantendo o eflúvio ativo. O tratamento consiste na correção das causas: quando forem detectadas deficiências alimentares ou alterações emocionais por exemplo, o tratamento será com dietas ricas em proteínas e  vitaminas específicas que vão ajudar. Deve-se controlar doenças que estejam associadas. O dermatologista também pode indicar medicamentos para serem aplicados diretamente no couro cabeludo, visando controlar o processo e estimular o crescimento de novos fios".

Por fim a Dra. diz que é importante lembrar que a queda ocorre rapidamente, mas o crescimento de um novo fio é demorado, crescendo cerca de 1cm a 2cm por mês. "Por isso, o resultado terapêutico a ser esperado é a volta da queda a um número de até 100 fios por dia. A recuperação e crescimento dos fios vai ser percebida de forma gradativa".

Gostou das informações? Inscreva-se na nossa newsletter e receba mais dicas de saúde. Se você deseja agendar uma consulta com a Dra. Priscila Pavezzi, clique aqui.

Assine e receba dicas de saúde

    você encontra os qualimedicos na qualimedi saúde

    Estamos localizados no centro médico de Londrina
    possuímos estacionamento próprio e acessibilidade
    Formulário de contato

      Fone: 43 3343 0022
      Rua Mato Grosso, 1652
      Centro - Londrina - PR
      [email protected]

      COMO CHEGAR

      Segunda a Sexta: 8h00 - 18h00
      Sábados: 8h00 - 12h00
      © Copyright 2020- QualimediSaúde - All Rights Reserved
      homearrow-circle-o-upwhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram