Por Livian Pedrolo, nutricionista.
Atualizado em 2 de julho de 2021.
A dieta detox deve ser baseada em alimentos de fácil digestão, com propriedades depurativas.
O cardápio é planejado para causar um impacto positivo especialmente no fígado e nos intestinos, órgãos responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas.
Se submeter a um período de alimentação leve, com alimentos frescos, sem aditivos químicos e em quantidade controlada, gera bem-estar porque ajuda na regulação do organismo.
Portanto, desde que bem orientada, vale a pena fazer a dieta detox de vez em quando.
Apesar de algumas pessoas perderem um pouco de peso na desintoxicação, este não é o melhor caminho para o emagrecimento.
O mais interessante é que a dieta detox pode ser um primeiro passo para a reeducação alimentar, uma mudança consciente e permanente para um estilo de vida mais saudável.
É possível desintoxicar o organismo de várias formas, mas sempre com orientação profissional para alcançar bons resultados e não se colocar em risco.
As dietas detox fornecem quantidade de calorias abaixo do nível que o organismo está habituado.
Por isso é preciso proceder da maneira correta para não sentir tonturas e fraqueza.
A desintoxicação deve ter data para começar e terminar, com duração média entre 3 e 5 dias apenas.
Na maioria das vezes, a recomendação é excluir do cardápio alimentos que podem causar inflamação ou sobrecarregar o organismo de alguma maneira. Lactose, glúten e açúcar estão entre eles.
Neste caso, a pessoa passa alguns dias sem consumir leite ou derivados; pães ou qualquer massa com farinha de trigo; e doces em geral.
Para realizar a desintoxicação também cortamos bebidas alcoólicas e reduzimos ao mínimo o consumo de alimentos industrializados, ricos em sal, açúcar ou adoçantes, gorduras trans e aditivos.
Água
A água representa cerca de 60% do peso do corpo.
Ela está relacionada com praticamente todas as reações do organismo, inclusive de eliminação de substâncias na urina. Beber bastante água é um hábito excelente para a saúde.
A quantidade recomendada é 3,5 ml de água para cada quilo de peso, ou seja, uma pessoa de 70kg deve tomar 2,4 litros de água por dia. (70 kg x 3,5 ml = 2,450 l).
Couve
O fígado é o metabolizador de tudo que entra no corpo.
A couve é rica em clorofila, vitamina b6, magnésio e ácido fólico. Essa combinação atua na regeneração hepática. Consuma em forma de suco batendo no liquidificador 1 folha de couve e 1 copo de suco limão.
Frutas vermelhas
Framboesa, morango, amora e mirtilo são frutas pouco calóricas e ricas em flavonoides, antioxidantes que auxiliam o processo de desintoxicação, combatem os radicais livres e protegem as células.
Maçã
A maçã possui muitas fibras que geram saciedade. Além disso é fonte de quercetina, um anti-inflamatório natural. A fruta é uma aliada no combate a retenção de líquidos.
Oleaginosas (castanhas)
Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, as oleaginosas são têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Busque ajuda profissional para fazer as pazes com a comida.
Para cada pessoa o nutricionista define um cardápio completo afinado com os objetivos, o estado geral de saúde e a rotina de cada uma.
O profissional orienta como preparar as principais refeições e lanches, indicando inclusive as quantidades ideais e possíveis substituições.
Se você também quer uma orientação personalizada para fazer as pazes com a comida e o corpo, agende uma consulta.