Sobre a identificação do problema nos ombros o Dr. Fernando Cinagava explica: "Se você tem mais de 40 anos, sente dores aos movimentos do ombro, principalmente na elevação, se apresenta dores noturnas ao se deitar, com piora conforme mais esforço faz com os braços, pode ser que tenha uma lesão nos tendões do seu ombro. Para saber, o médico deve realiza um criterioso exame físico e solicitará alguns exames complementares, como um ultrassom, uma radiografia ou uma ressonância nuclear magnética".
O Dr. diz que é a partir dos resultados dos exames que o tratamento para a ruptura do manguito rotador do ombro será instituído. "Nem toda rotura dos tendões do manguito rotador é caso de cirurgia, isso dependerá do estágio que sua doença se encontra. Nos casos onde a lesão é menor, é indicado um trabalho com fisioterapia, para reabilitar o ombro enfraquecido pela tendinite. Nos casos de rotura dos tendões do manguito rotador, o tratamento instituído é uma cirurgia por videoartroscopia, que consiste em pequenos cortes, por onde pinças especiais artroscópicas chegam até a área de rompimento e faz a sutura necessária".
"O sucesso da cirurgia comprovadamente depende de vários fatores, como idade, tempo de lesão, tamanho da lesão, técnica realizada e fisioterapia adequada. Portanto, caso esteja sentindo algo parecido, recomendo procurar o seu ortopedista de confiança", finaliza o especialista em ombro e cotovelo.
Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos. Se quiser agendar uma consulta com o Dr. Cinagava, clique aqui.